Residência no bairro do Tucuruvi, SP.
Cliente: Décio B.
írea: 8.800m2 em terreno de 1.360 m2.
Ano: 1990
Texto escrito por Eliana Medina Pereira e Cristina Teixeira Duarte,
extraído da Revista Arquitetura e Construção
ano 11, n° 6, de junho de 1.995.
Há anos, Décio e Helena Carvalho idealizavam para si e suas três meninas uma casa ampla, cheia de luz, com espaços abertos e altos, fechados por portas e janelas bem grandes. Afinal, ele tem 2,00 m e ela mais de 1,70m, estaturas que nem sempre se adequam í s dimensões seguidas pela arquitetura brasileira. Mas o melhor do sonho era Ter uma gostosa área de lazer com piscina, varanda e muito verde ao seu redor.
Todas as necessidades dos proprietários e seus adoráveis delírios encontraram no trabalho do arquiteto Roberto Paternostro sua interpretação mais fiel. Ele concebeu uma casa de 640 m2, em São Paulo, SP, onde as composições entre tijolos aparentes, esquadrias de alumínio, colunas revestidas de pastilhas e muito vidro evocam nuances do pós-moderno. Numa revisita aos princípios consagrados, Paternostro optou pela estrutura modular de arquitetura modernista para racionalizar áreas, erguendo um imponente volume horizontal a partir de módulos de 3,30 m, que distribuem ao redor de um volume principal, ao centro, com 4,80m. Lá fora, esse módulo central rompe inesperadamente a simetria da fachada. Internamente, clareado pelo teto fechado com vidro, organiza os espaços nos três pisos: superior (ala íntima), térreo (convívio) e subsolo, onde fica a garagem. Para criá-la, foi preciso escavar o ligeiro desnível lateral do terreno. Aliás, o formato quadrado do terreno de 720 m2 e sua face norte, frontal, determinaram o máximo recuo da casa, a fim de melhor aproveitar a insolação, deixando quartos, ambientes sociais e lazer voltados para a rua. Um altíssimo muro garante a privacidade, enquanto a entrada principal se dá por um caminho coberto que conduz í varanda.
Os destaques ficam por conta dos volumes acoplados ao corpo principal da casa, como o da suíte do casal, na lateral superior, e o volume central dos fundos – este tem escritório e sala íntima ligados í casa por passarelas envidraçadas -, que dinamizam o conjunto arquitetônico.